Dicas

 

Veja como manter a beleza dos cabelos crespos
 
Os cabelos crespos são uma marca registrada de homens e mulheres afrodescendentes. Com sua estrutura única, marcada pelos cachos, eles se destacam ainda mais no cotidiano em que a maioria das pessoas tem preferido fios lisos e soltos.

Cuidados

Como esse tipo de cabelo possui características próprias, ele também requer atenção especial. Os cuidados com os fios crespos devem ser mais intensos, pois eles são mais secos, a oleosidade natural da raiz dificilmente chega até as pontas e, por isso, tem a tendência de se quebrarem com maior facilidade.

Não existem muitos segredos para manter os cachos sempre bonitos.

A escolha do corte e do penteado certo, assim como o uso de produtos indicados para o cabelo crespo, é essencial para o cuidado. Atualmente, o mercado apresenta uma grande variedade de marcas de shampoos e condicionadores para esse tipo de cabelo, que definem e mantém o volume ideal.
Outros produtos que garantem a beleza dos cabelos crespos são os leave-ins. Eles são usados no dia a dia, para garantir volume na medida certa e o controle ideal da oleosidade. Já os ativadores de cachos ajudam a restabelecer a estrutura do formato dos fios, com brilho e força.
Para quem tem os cachos muito volumosos e se incomoda com isso, uma técnica muito recomendada é o relaxamento. Eles diminuem a densidade dos fios sem perder a estrutura característica dos fios. Esse processo é utilizado também para quem deseja fazer um penteado especial, pois os cabelos se tornam mais maleáveis e mais fáceis de moldar.
Em alguns casos, as mulheres que possuem cabelos crespos decidem tingir os fios a fim de mudarem o visual. Não existe uma coloração ideal para os cachos, mas especialistas indicam tons que variam entre o preto e o castanho claro. Em qualquer situação, é recomendado testar a nova cor em uma pequena mecha do cabelo. Conheça a nossa vasta gama para os caracóis e diga adeus aos cabelos embaraçados e volumosos, sem brilho e sem definição.

 

O batom e a pele: aprenda a combiná-los

Combinar o tom do batom com a cor da sua pele não é regra para uma produção bacana – até porque, como a gente sempre diz por aqui, quando o assunto é maquiagem não existem regras, lembra? Mas essa também pode ser uma maneira divertida e mais um critério para você escolher o que pode te favorecer na hora de se produzir, independente da ocasião. O top maquiador e beauty stylist Fabrizio D’Ângelo entrega os segredos.

O vinho é um dos tons mais pedidos pelas mulheres, certo? Todas podem usá-lo?
Com certeza. Trata-se de um tom muito feminino, remete a estética dos filmes franceses, por isso, associamos inconscientemente às mulheres poderosas, com aquele charme misterioso. O look não passa despercebido, pois é tão sensual quanto elegante. Às negras, o vinho com fundo cintilante favorece, pois “acende” a pele como um todo. As morenas podem apostar no vinho puxado para o rosa, enquanto para as meninas com a pele clara eu recomendo um tom com fundo lilás.

Já virou tradição: todo ano o coral é um dos protagonistas do verão, certo?
Exato, mas acredito que ano a ano isso está mudando, pois se trata de um tom maravilhoso. Quem tem pele muito branquinha deve estar atenta para não usar um tom muito clarinho ou mate: essas opções facilmente imprimem uma aparência “cansada”. Portanto, por mais discreta que você busque ser, é importante que o tom seja minimamente vibrante. A pele morena é a grande favorecida nesse caso, pois é valorizada com praticamente todos os tons da paleta. Por fim, as peles negras combinam, sobretudo, com os tons que puxam para o vermelho.

De uns tempos para cá o nude ganhou um espaço só dele na necessaire. Mais do que tendência, parece que ele veio para ficar mesmo.
É um curinga que toda mulher deve ter. E a regra para escolher a opção adequada é bem simples: basta que seja um tom acima da cor dos lábios. Inicialmente, isto basta para que o nude cumpra sua função. Se quiser ir além, deixo como sugestão para as mulheres de pele branca optar dois caminhos: ou nuances puxadas para o marrom; ou para o rosa e bege. Já as morenas ficam lindas com nudes em tons levemente rosados – os tons claros demais podem deixar o visual meio “apagado”: cuidado! Negras ficam absolutamente elegantes com nudes acobreados!

O rosa ainda é um dos preferidos das mulheres?
Sim, sem dúvida. Acho que talvez porque elas são ligadas a essa cor desde a infância. Em geral, é uma tonalidade fácil de combinar com todos os tons de pele. Mas podemos destacar que tons envelhecidos e matificados valorizam a pele branca – e dialogam bem com produções mais trabalho, mais formais, por exemplo. As morenas ficam ótimas também com os tons vibrantes. E as mulheres com peles negras, em especial, são valorizadas com nuances puxadas para o laranja e para tons mais queimados também.

Por fim, o vermelho. No mundo, em qualquer estação, mulheres de todas as idades rendem-se a ele. O que explica esse sucesso?
O vermelho é o clássico dos clássicos e é realmente difícil encontrar uma mulher que não se renda a ele. Todos os tons de pele são extremamente favorecidos.  Peles escuras combinadas com vermelhos escuros, com fundo vinho: ficam simplesmente deslumbrantes. Os metalizados também merecem a atenção da mulher de pele negra. As morenas podem comemorar porque do tom mais escuro ao tomate toda a paleta fica incrível. Já nas peles brancas os vermelhos com fundo mais rosa, como o framboesa, são destaque:  podem compor looks chiques e divertidos.